Passio Domini: Meditação sobre o Horto das Oliveiras (Pe. Paulo Ricardo)

Download versão em word para impressão => meditacao da pe paulo

Sanctus, Sanctus, Sanctus
Dominus DEUS Sabaoth.

Pleni sunt cæli et terra gloria tua.
Hosanna in excelsis.

Benedictus, qui venit in nomine DOMINI.
Hosanna in excelsis.

getsemani

Em Nome do PAI, FILHO e Espirito Santo. Amém

SENHOR, tende piedade de nós.

CRISTO, tende piedade de nós

SENHOR, tende piedade de nós

  1. Oferecimento de si em benefício dos Sacerdotes

 Meus DEUS e PAI, em resposta à palavra de Vosso FILHO no Monte das Oliveiras: “Vigiai e orai Comigo”, pedimos a Vós: aceitai-nos como auxiliares especiais de Vossos sacerdotes, em nome dos quais, oferecemos a Vós cada quinta-feira como um sacrifício de amor.

Com desejo fervoroso, eu me ofereço-Vos, ó PAI, com completa confiança, juntamente com esta celebração da Passio Domini como um sacrifício de amor em favor de todos os sacerdotes. Tomai este sacrifício e transformai-o no “vinho” para o Cálice do Fortalecimento. Então, PAI, enviai Vosso Santo Anjo com esse Cálice para fortalecer os sacerdotes, especialmente os de minha paróquia.

Mãe Dolorosa, peço-Vos pelo Vosso sofrimento na morte de Vosso FILHO, que ofereçais ao PAI ETERNO, o precioso Sangue que jorrou das Chagas de Nosso Senhor JESUS CRISTO Crucificado, pelos pobres sacerdotes transviados, que se tornaram infíeis a sua sublime vocação, para que quanto antes voltem junto ao Bom Pastor. Amém.

2) Senhor, eis-me aqui com o meu Anjo

SENHOR, eis-me aqui com o meu Anjo para Vos adorar e amar, para Vos suplicar por todos os que têm fome de Vós  e que estão em perigo.

Fazei desta hora uma hora de graça, e enchei-a com a Vossa misericórdia transbordante, ó DEUS Santo, Forte e Imortal. Amém

3) Oração em Benefício dos Sacerdotes

Meu DEUS e PAI do Céu, naquela noite no jardim das Oliveiras, Vosso FILHO disse a Pedro: “Crês” tu que não posso apelar para Meu PAI que prontamente enviaria mais do que doze legiões de Anjos para Minha defesa? (MT 26,53)

PAI, pedimos-Vos agora: enviai essas doze legiões de Anjos com “cálices do fortalecimento” ao “Getsemani” da Santa Igreja para defender e assistir nossos sacerdotes, afim de que, fortalecidos pelo poder e presença desses Anjos, possam realizar fielmente sua missão sacerdotal. Amém

4) Oração preparatória para Meditação da Paixão:

Espírito Divino iluminai a minha inteligência, inflamai o meu coração, enquanto medito na Paixão de Jesus.

Ajudai-me a penetrar nesse mistério de amor e sofrimento do meu Deus, que, feito homem sofre, agoniza, morre por mim.

Ó Eterno, ó Imortal, descei até nós para sofrer um martírio inaudito, a morte infame sobre a cruz no meio dos insultos, de impropérios e ignomínias, a fim de salvar a criatura que o ultrajou e continua a atolar-se na lama do pecado.

O homem saboreia o pecado e, por causa do pecado, Deus está mortalmente triste; os tormentos duma agonia cruel fazem-no suar sangue!.

Não, não posso penetrar neste oceano de amor e de dor sem a ajuda da vossa graça, ó meu Deus.

Abri-me o acesso à mais íntima profundidade do coração de Jesus, para que eu possa participar da amargura que o conduziu ao Jardim das Oliveiras, até às portas da morte — para que me seja dado consolá-lo no seu extremo abandono.

Ah! Pudesse eu unir-me a Cristo, abandonado pelo Pai e por Si próprio, a fim de expirar com Ele!

Maria, Mãe das Dores, permiti que eu siga Jesus e participe intimamente da sua Paixão e do seu sofrimento!

Meu Anjo da guarda velai para que as minhas faculdades se concentrem todas na agonia de Jesus e nunca mais se desprendam. Amém.

Ó meu Senhor Jesus Cristo, prostrado na tua presença divina, suplico ao Teu amorosíssimo Coração que me admita à dolorosa meditação da Tua Paixão, durante as quais, por nosso amor, tanto sofreste no Teu corpo adorável e na Tua alma santíssima, até à morte de cruz. Ajudai-me e dai-me a graça, o amor, a profunda compaixão e a compreensão dos Teus sofrimentos, enquanto agora medito na tua Paixão.

Ó misericordioso Senhor, ofereço-Te a vontade e o desejo que tenho de meditar a Tua Dolorosa Paixão e aceita a minha amorosa intenção e faz com que seja de proveito para mim e para todos. Amém.

10 minutos de silêncio para oração pessoal…

 PARTE II : MEDITAÇÃO:

Meditação no Horto das Oliveiras (por Padre Paulo Ricardo)

1) Enquanto a Paixão de Cristo nos Evangelhos Sinóticos se inicia basicamente com a agonia de Cristo no Horto das Oliveiras, o Evangelho de São João não narra a agonia do Horto, senão nestes dois breves versículos: “Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” (Jo 12, 27-28).

Já a Carta aos Hebreus se refere ao mesmo episódio, quando narra que “Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte” (Hb 5, 7). De fato, no Horto das Oliveiras, a alma de Cristo já agonizava, antes que começasse o Seu sofrimento físico. São Marcos, por exemplo, detalha que Cristo “começou a sentir pavor e angústia” e “uma tristeza mortal” (cf. Mc 14, 33s). São Lucas, por sua vez, chega a dizer que “seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 44). Os Evangelhos nos colocam na realidade intima do Senhor, narrando os padecimentos de sua Alma antes de descrever os seus sofrimentos físicos durante a Paixão.

À vista disso, cabe perguntar como é possível que Nosso Senhor, sendo Deus, tenha enfrentado tamanha angústia diante da morte. Não era mais conveniente que Ele passasse por tudo com impavidez, imperturbabilidade e destemor, a exemplo de tantos heróis e mártires da humanidade? Por que ficou tão angustiado diante da morte o próprio Filho de Deus?

Santo Tomás de Aquino, em um de seus muitos comentários a essa passagem da vida do Verbo, escreve que “ o Cristo escolheu a tristeza enquanto era útil para a redenção do gênero humano” . Foi esta a causa final do Seu sofrimento: a salvação da humanidade. Cada lágrima que Ele chorou e cada gota de sangue que suou estavam repletas da eficácia de Sua redenção. Então a angustia de CRISTO é atestado claro do seu amor por nós. Impassível no Céu, Deus Se fez homem para sofrer e demonstrar o Seu infinito amor pelo gênero humano. Para demonstrar que ELE ama verdadeiramente o homem. Para mostrar que ELE se importa conosco.

Ainda o Doutor Angélico, ao falar da dor física de Nosso Senhor, explica que “a intensidade do sofrimento pode ser considerada pela sensibilidade do paciente”. O fato de JESUS ser um homem perfeito, sem os defeitos do pecado no corpo,  fazia com que fosse mais sensível o seu sentido do tato com o qual se percebe a dor. Portanto Ele sentia mais dor que um homem pecador normalmente sentiria. Esse fato mostra por que, ainda que haja torturas piores do que a crucificação, a dor de Nosso Senhor foi a maior que qualquer homem jamais sofreu na face da Terra. Nosso Redentor, diante desta realidade dolorosíssima, se angustia.

Ao elencar uma das causas da dor de Cristo, o São Tomas menciona inclusive JESUS sofreu também pelo fato de amar a sua vida aqui na Terra. A perda da vida corporal é, por natureza, horrível à condição humana. E JESUS sendo homem sofreu este horror. Ora, como foi isso? Como podia ser que “a perda da vida corporal”, aparentemente tão esperada pelos santos – lembre-se, por exemplo, de Santa Teresa, que morria por não morrer, ou de São Paulo, para quem viver era Cristo e morrer era lucro (cf. Fl 1, 21) –, fosse causa de repugnância a Nosso Senhor?

“É próprio do homem virtuoso amar a sua vida”, ensina o mesmo São Tomás. O homem virtuoso ama a sua vida não por egoísmo, mas sim porque reconhece na sua vida o Dom de DEUS. Ele se ama em DEU. “O Cristo foi virtuosíssimo. Logo, amou a sua vida de modo. Por isso, a dor pela perda de sua vida foi máxima”. Os santos só ansiavam a morte porque queriam estar com Deus, mas a morte, em si mesma, é objeto de repugnância para qualquer homem sadio. Os mártires da Igreja, por exemplo, morreram não porque odiavam a vida presente, mas porque amavam a Deus e sabiam que isto valia mais do que a sua própria existência neste mundo (cf. Sl 62, 4). Nas palavras do Evangelista, “quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12, 25).

Aqui reside a grande diferença entre um suicida e um mártir, entre um homem-bomba e um santo católico. Como diz Chesterton:

“Um mártir é um homem que se preocupa tanto com alguma coisa fora dele que se esquece de sua vida pessoal. Um suicida é um homem que se preocupa tão pouco com tudo o que está fora dele que ele quer ver o fim de tudo. Um quer que alguma coisa comece; o outro, que tudo acabe.”

“Nosso Senhor, porém,” continua Tomás, “sofreu não apenas pela perda da própria vida corporal, mas também pelos pecados de todos os homens. Dor essa que nele excedeu todas as dores de qualquer pessoa contrita, seja porque proveniente de uma sabedoria e caridade maiores, que fazem aumentar a dor da contrição, seja também porque foi uma dor por todos os pecados ao mesmo tempo, conforme está em Is 53, 4: ‘Na verdade, são os nossos sofrimentos que ele carregou’.”

Para realizar a Sua missão, a Pessoa Divina de Cristo deu ao seu conhecimento humano um modo divino de conhecer os homens e ver os seus pecados. Por isso, Jesus, no Getsêmani, se angustiava profundamente, vendo como as faltas dos homens ofendiam o coração de Deus. Assim também procedia São Domingos de Gusmão, que, tendo recebido “o dom de uma caridade imensa”, “permanecia na igreja dia e noite sem descanso, entregue à oração” e chorando “pelos pecadores, pelos aflitos e desgraçados”. Muitas vezes ele dizia : “o que será dos pobres pecadores”.

Portanto tomemos a resolução de amar a Deus muito mais do que a nossa vida, abraçando a Sua vontade, ainda que isso cause a dissolução de nosso corpo e alma. Coloquemos também diante d’Ele o desejo de reparar os nossos pecados e consolar o Seu Coração. No Horto, enquanto agonizava, “apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia” (Lc 22, 43). Sejamos como esse anjo e consolemos o Coração de Nosso Senhor com nossas penitências e com o nosso amor.

Um minuto de silêncio.  Ave Maria…

TERCEIRA PARTE: Oferecimento das gotas do Preciosíssimo Sangue

  Neste momento cada pessoa pode oferecer em silêncio ou em voz alta a gotas do Precisissimo sangue por diversas intenções, especialmente pela Igreja e pelos sacerdotes. Pode-se rezar com as próprias palavras ou usar a oração abaixo para apresentar suas intenções:

Senhor e Salvador JESUS CRISTO, nesta hora de vossa dolorosa agonia no Horto das Oliveiras, suplicamos uma gota do Vosso Precisíssimo Sangue por …. (intenção particular)

Senhor e Salvador JESUS CRISTO, nesta hora de vossa dolorosa agonia no Horto das Oliveiras, suplicamos uma gota do Vosso Precisíssimo Sangue por …. (intenção particular)

Senhor e Salvador JESUS CRISTO, nesta hora de vossa dolorosa agonia no Horto das Oliveiras, suplicamos uma gota do Vosso Precisíssimo Sangue por …. (intenção particular)

Oração Final

Meu Jesus, Tu chamaste-me nesta Hora da Tua Paixão a fazer-Te companhia e eu vim. Parecia-me que Te ouvia, angustiado e sofredor, a pedir, a reparar e a sofrer, e com as vozes mais comovedoras e eloquentes pedir a salvação das almas.

Procurei seguir-Te em tudo e agora, tendo de Te deixar para me dedicar às minhas ocupações habituais, sinto o dever de Te dizer “obrigado”, e “bendigo-Te”. 

Sim, ó Jesus, repito-Te “obrigado” milhares de vezes e “bendigo-Te” por tudo o que fizeste e sofreste por mim e por todos. “Obrigado” e “bendigo-Te” por cada gota de Sangue que derramaste, por cada respiro, palpitação, passo, palavra, olhar, amargura e ofensa que suportaste. Por tudo, ó meu Jesus, Te digo um “obrigado”  e um “bendigo-Te”. 

Ó Jesus, faz com que de todo o meu ser brote uma corrente contínua de gratidão e de bênçãos, de forma a atrair sobre mim e sobre todos a corrente das Tuas bênçãos e graças. Ó Jesus, aperta-me ao Teu Coração e com as Tuas mãos santíssimas marca cada partícula do meu ser com o Teu “bendigo-Te”, para que de mim brote um hino contínuo de louvor a Ti.

Sanctus, Sanctus, Sanctus
Dominus DEUS Sabaoth.
Pleni sunt cæli et terra gloria tua.

Hosanna in excelsis.

Benedictus, qui venit in nomine DOMINI.
Hosanna in excelsis.

Com o Vosso FILHO, ó Mãe Pia,

Abençoai-nos, ó Virgem Maria!

Deixe um comentário