Perguntas frequentes sobre a Passio Domini

pastor

O que é a Passio Domini?

Passio Domini quer dizer Paixão de CRISTO.  Trata-se de um momento de profunda oração, onde se medita na Paixão de CRISTO e procura-se consolá-lO e unir-se a ELE no seu amor.

É também um momento de intercessão, especialmente, pelos sacerdotes, pelos bispos, pelo Santo Padre, pelos pobres pecadores e pelas intenções que carregamos em nossos corações.

Por fim, é um momento de gratidão pelo imenso amor e misericórdia de Nosso SENHOR, que excede todo entendimento (Ef 3,19); ELE que nos amou até o extremo (Jo 13, 1).

Como se reza a Passio Domini?

Costuma-se rezar a Passio Domini na quinta-feira à noite e na sexta-feira.

Na quinta-feira à noite, procura-se meditar mais na dolorosa agonia de JESUS no Getsemani.

Pode-se utilizar trechos de uma leitura piedosa ou das Sagradas Escrituras referentes à Paixão de Nosso SENHOR. Há ainda muitos santos que nos relatam os sofrimentos de JESUS:  Santa Faustina, São Padre Pio, Santo Afonso de Ligório, Beata Catarina Emerich.

Também pode-se recitar Santo Terço (mistérios dolorosos), ladainhas e outras fórmulas de orações sobre o santo sacrifício do SENHOR e na intenção da santificação dos sacerdotes.

Ao final da Passio Domini de quinta-feira, oferece-se as gotas do Preciosíssimo Sangue de CRISTO pelos sacerdotes, pelos Bispos, pelo Papa e todos que necessitam de nossas orações.

Na sexta-feira, na medida do possível e sem negligenciar as obrigações diárias, reza-se a Via Sacra ou medita-se as Sete Palavras de Nosso SENHOR na Cruz.

Quem pode rezar a Passio Domini?

Todos podem rezar a Passio Domini. Basta ter um coração aberto e generoso, um ardente desejo de estar na companhia de Nosso SENHOR em sua dolorosa Paixão e de saciar a Sua sede de salvar as almas.

Onde posso rezar a Passio Domini?

Pode-se rezar em casa, numa capela ou na Igreja. Importante que seja um lugar que proporcione o recolhimento e o silêncio.

Pode-se rezar sozinho ou em grupo. Aproveite a ocasião para convidar seus amigos, filhos, conjugue e pais para a oração.

Quando devo rezar a Passio Domini?

Comumente reza-se a Passio Domini na quinta-feita à noite, meditando em sua dolorosa Agonia no Horto.

Também reza-se na sexta-feira, se possível, em algum momento entre 12hs às 15hs, contemplando a Paixão de Nosso SENHOR na Cruz.

Quais são os benefícios de se rezar a Passio Domini?

Alcança-se muitas graças através da Passio Domini.

A Passio Domini nos une mais intimamente à Nosso SENHOR. Ajuda-nos a conhecer os dolorosos sofrimentos de seu Sagrado Coração e de sua mãe Maria Santíssima. Automaticamente, faz brotar em nós um sentimento de gratidão por seu imenso amor e o desejo de consolá-lO.  Além de nos enriquecer com as virtudes de sua Paixão: a fidelidade, a humildade, a paciência, a obediência aos mandamentos de DEUS, a misericórdia, a generosidade e a profunda caridade para com todos.

Por fim, a Passio Domini faz-nos mais sensíveis e solidários com o sofrimento de nosso próximo e mais pacientes e resilientes em nossas próprias provações.

A Passio Domini torna-se uma fonte de bênçãos para toda Igreja, pois intercede-se por todos.

Somente na Vida Eterna seremos capazes de entender quantas pessoas foram beneficiadas e salvas através da celebração da Passio Domini.

Desde de quando se reza a Passio Domini na Igreja?

Desde os primórdios da Igreja medita-se na Paixão de Nosso SENHOR. Isto porque a Paixão de CRISTO resume todo seu projeto salvífico e seus ensinamentos. Por isso, a Paixão de CRISTO ocupa lugar especial em todos os Evangelhos. Também é extensivamente  citada pelos Apóstolos em suas cartas.

A Beata Ana Caratina Emerich relata que a Virgem Santíssima, ao longo da sua vida, por muitas vezes percorreu os locais da Paixão de seu FILHO e meditou em seus sofrimentos.

A Tradição costuma atribuir também a Santa Madalena a divulgação da meditação da Via Sacra.

Muitos santos de todas as eras do cristianismo tiveram grande amor pela Paixão de CRISTO. Destaca-se, por exemplo, São Francisco de Assis, que chegou ao ponto de ser marcados pelos Santos Estigmas de CRISTO.

Através de Santa Margarida Alacoque (1675), JESUS já pedia que se dedicasse pelo menos uma hora de oração na quinta-feira para acompanhá-lO em sua Agonia (Hora-Santa). Este mesmo pedido  JESUS repetiu a Santa Faustina.

Portanto, a Obra dos Santos Anjos incentiva aos seus membros e amigos a prática da meditação da Passio Domini.

 

Um comentário

Deixe um comentário